29.1.07


CPC DIVULGA RESULTADO DO POLICIAMENTO NO RE X PA

A Polícia Militar divulga o balanço do policiamento do jogo entre Clube do Remo e Paysandú, realizado na tarde de ontem (28), no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão).


Ao todo, 163 pessoas foram detidas acusadas de crimes como desordem e roubo. Antes do início da partida, policiais da Companhia de Polícia Montada, do Grupamento de Moto e do Canil fizeram a detenção de 23 pessoas, alguns menores de idade, acusados de desordem às proximidades do Planetário de Belém. O tenente Lerry, do Canil, informou que “dois grupos, de aproximadamente doze pessoas cada, começaram a se enfrentar ao lado do planetário mas foram contidos pela presença da cavalaria e dos motociclistas da PM”.
Participaram do evento 940 policiais, sendo 820 na parte interna e 120 divididos nas adjacências do estádio. O Batalhão de Polícia de Choque e a Companhia Tático-Operacional reforçaram a segurança nas arquibancadas do Mangueirão, principalmente às proximidades das torcidas organizadas e na divisão das torcidas de Remo e Paysandú.
O tenente Giorgio Mariúba, que comandou as guarnições do Comando Tático, informou que foram feitas abordagens em diversas pessoas que passavam pela Av. Augusto Montenegro em direção ao Mangueirão e, no final, cerca de trinta homens foram levados para a triagem localizada em frente ao Planetário, acusados de participarem de “arrastões”. Parte desses acusados foram liberados pela Polícia Militar cerca de uma hora depois, devido ao fato de não aparecerem testemunhas contra os mesmos e nem aparecerem os produtos dos supostos roubos. A outra parte foi encaminhada para a Seccional Urbana da Marambaia. A PM também recolheu 06 rojões, quatro facões e uma arma de brinquedo durante as detenções.
O Comando de Policiamento da Capital (CPC) havia contabilizado, até às 22h de ontem, três depredações a coletivos. Um ocorreu em frente ao quartel do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), na Av. Almirante Barroso, e os outros dois na Av. Augusto Montenegro. Para evitar os assaltos nas paradas, foram distribuídos policiais por quase toda a extensão das principais vias de acesso ao Estádio Olímpico, sob o comando do major João Alves e do tenente Cássio Tabaranã.
Amanhã (30), será feita uma reunião no quartel do CPC onde participarão os órgãos envolvidos na organização do evento, a partir das 16h. O objetivo da mesma será avaliar as ações feitas no primeiro Re x Pa do ano. Um dos assuntos em pauta será a confirmação da data de inspeção pelos órgãos de segurança pública nos estádios do Baenão e Curuzú, devido ao fato da PM ter apontado algumas falhas no sistema de segurança desses locais. Essas falhas foram apresentadas às diretorias dos clubes ainda na reunião de preparação para o Re x Pa. As diretorias prometeram sanar esses problemas até os próximos jogos dos dois times após o clássico.

Assessoria de Comunicação Social do CPC

26.1.07

DEFINIDAS AS ESTRATÉGIAS PARA O POLICIAMENTO NO RE X PA

Comando de Policiamento da Capital definiu as estratégias para o policiamento no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) para o clássico do próximo dia 28 de janeiro.

Em reunião realizada com os demais órgãos de segurança como Ctbel, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Detran, e as diretorias dos clubes participantes, além da FPF, foi definido que 940 PM’s trabalharão no policiamento. Na parte interna serão 820 e distribuídos nas adjacências do estádio mais 120 policiais que serão utilizados nas modalidades de cavalaria, viaturas e motos. Serão realizadas barreiras policiais ao longo das principais vias de acesso para evitar depredações a ônibus e confrontos entre torcidas.

Será proibida a entrada de fogos de artifício, bandeiras com mastro e será feita a organização dos ambulantes que utilizam isopores e carrinhos maiores do que o normal. Também está proibida a entrada de torcedores portando camisa das torcidas organizadas Terror Bicolor e Remoçada, extintas por determinação da justiça.

A CTBEL disponibilizará 48 ônibus para serem utilizados em duas linhas. A metade será utilizada pela torcida do Clube do Remo com itinerário pela Av. Almirante Barroso e Augusto Montenegro e a outra metade por torcedores do Paysandú com itinerário pela Av. Pedro Álvares Cabral e Rodovia Transmangueirão.

A torcida do time vencedor esperará mais meia hora dentro do estádio enquanto a do outro time sai. Em caso de empate, a torcida do Remo sai primeiro.

Assessoria de Comunicação Social do CPC

24.1.07

COMANDO DE POLICIAMENTO DA CAPITAL REÚNE COM TORCIDAS ORGANIZADAS

A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento da Capital (CPC), reuniu-se na tarde desta terça-feira (23) com dirigentes e representantes das torcidas organizadas de Clube do Remo e Paysandú. O objetivo da reunião foi orientar os presentes a evitarem que ocorram problemas relacionados a conflitos entre grupos rivais e, até mesmo, grupos de torcedores do mesmo time.

O coronel Edvaldo Sarmanho, titular do CPC, apresentou aos presentes os oficiais que ficarão responsáveis pelo policiamento no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) por ocasião do Re x Pa: tenente-coronel Pantoja Jr., comandante do policiamento, major Pedro Barata, responsável pela parte interna do Mangueirão, major João Alves, que comandará o policiamento nas adjacências do estádio e o major Hilton Benigno que coordenará o policiamento em viaturas.

Na ocasião, os oficiais informaram aos integrantes das torcidas organizadas que a PM agirá de forma repressiva a qualquer tipo de confronto entre grupos de torcedores. O coronel Sarmanho ratificou a importância da reunião no sentido de orientar os dirigentes dessas torcidas a terem maior controle de seus integrantes, podendo ser realizado por esses dirigentes o reconhecimento de causadores tumultos.

As torcidas organizadas solicitaram apoio das guarnições policiais, principalmente na hora da saída do estádio, para acompanha-los até as paradas de ônibus, pelo fato de muitas vezes serem surpreendidos por grupos de torcedores do time rival tentando agredi-los.

Hoje (24), a partir das 16h, o comando do CPC se reunirá com representantes do Clube do Remo e Paysandú e dos órgãos responsáveis pela segurança do evento, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, Detran, CTBEL, Guarda Municipal, Secon, entre outros, onde será concluído o esquema de segurança para o Re x Pa. A reunião será no quartel do CPC em Canudos.

Assessoria de Comunicação Social do CPC

E-mail: comando_metropolitano@yahoo.com.br

22.1.07

Policiais Militares da 6ª Zona de Policiamento devolvem carteira porta cédulas encontrada no Comércio.

Uma dupla de policiais militares encontrou na manhã da última sexta-feira (19) a carteira porta cédulas da Srª KELLY NAZARÉ CARDOSO MESQUITA na calçada da Av. Presidente Vargas no bairro do Comércio em Belém.

Composta pelo cabo J. Mendes e cabo feminino Odilea, a dupla estava realizando policiamento ostensivo a pé na área quando se depararam com a carteira porta cédulas. Dentro da mesma havia, além dos documentos da Sra. Kelly, a quantia de trezentos reais.

Depois de verificarem, através do Centro Integrado de Operações (CIOP), a identidade da mesma, os policiais se deslocaram até o conjunto Providência, bairro de Val-de-Cães, e devolveram os documentos e o valor em dinheiro para a proprietária.

CPC se reúne com Associação dos Flanelinhas de Belém


A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento da Capital (CPC), se reuniu nesta quinta-feira (18), com representantes da Associação dos Lavadores e Reparadores de Carro de Belém.

Na ocasião, os mesmos solicitaram reforço no policiamento em torno do complexo do Ver-o-Peso, em locais como as Praças da Bandeira, Dom Pedro Segundo e Felipe Patroni, além da Trav. Rui Barbosa. Eles mostraram ao comandante do CPC, coronel Edvaldo Sarmanho, imagens da ação de uma quadrilha que está agindo no local furtando objetos de dentro dos veículos que ficam estacionados.

O coronel Sarmanho informou aos mesmos que, segundo o planejamento estratégico do CPC, intensificará o policiamento na área do complexo do Ver-o-Peso, através de dupla de policiais a pé e em viaturas que farão rondas constantes nesses locais.

Em contrapartida, a Associação enviará para o CPC o cadastro de todos os integrantes da mesma, inclusive com fotos, e padronizará o uniforme e o crachá da categoria, além de organizar uma campanha educativa para as pessoas que estacionam seus veículos nesses locais. Essa campanha informará qual deve ser o procedimento caso sejam verificadas pessoas não credenciadas realizando o trabalho dos reparadores de veículos.


Assessoria de Comunicação Social do Comando de Policiamento da Capital

Email: comando_metropolitano@yahoo.com.br

11.1.07




NOVO COMANDANTE PARA O CPC

No dia 09 de janeiro assumiu o Comando do Comando de Policiamento da Capital, o Cel QOPM Edvaldo José Cunha Sarmanho. Recebendo do Cel Joaquim Souza, a responsabilidade de comandar e coordenar o policiamento ostensivo da capital do Estado. O novo comandante do CPC tem uma larga experiência na área operacional da PMPA e recentemente vinha comandando 6o BPM, sediado no município de Ananindeua. Veja Abaixo um pequeno resumo do Curriculun Vitae do Comandante do CPC.

CURRICULUN VITAE

Cel QOPM Edvaldo José Cunha Sarmanho.

FORMAÇÃO:

Curso de Formação de Oficiais - Academia de Barro Branco (PMSP) – Aspirante 1985.

Ciências Contábeis – Ficon (moderno) – 1986

FUNÇÕES EXERCIDAS:

SubCMT do Esquadrão de Policia Montada;

Diretor do Presídio São José;

Diretor do Presídio de Americano;

Diretor do Centro de Recuperação Masculino;

Diretor do Centro de Recuperação Feminino;

CMT do 1o BPM;

CMT do CME;

CMT do 6o BPM;

CONDECORAÇÕES:

Láurea do Mérito Pessoal;

Bons serviços prestados – 20 anos;

Medalha de mérito “Cel Fontoura”;

Medalha “Gen. Sotero de Menezes”;

CURSOS:

Técnica de Ensino – PMSP;

Rádio Patrulhamento Florestal – PMSP;

• Curso de Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário - PMPA;

10.1.07

GMP em plena atividade operacional

Apanhado dentro de veículo roubado


“A
pós roubar um carro na avenida Perimetral, com a travessa Enéas Pinheiro, na Terra Firme, Cleiber Monteiro da Silva, de 39 anos, foi detido dentro do veículo roubado, durante perseguição policial que terminou na travessa São Pedro, esquina com a rua 29 de dezembro, na Terra Firme. O fato se deu no início da noite de ontem.

A vítima, um motorista que terá sua identidade preservada, relatou que, por volta das 18h30, estacionou o veículo, um Pálio cinza de placas JUI 1235, num posto de gasolina existente na Perimetral com a Enéas Pinheiro. A vítima desceu do veículo para auxiliar uma amiga a abrir o portão de sua residência. Mas ao retornar para o veículo, o motorista foi surpreendido pelo assaltante que, armado com um revólver, exigiu que lhe fosse entregue a chave do carro. A vítima informou que as chaves ainda permaneciam na ignição. O assaltante então entrou no carro e fugiu em direção à UFPA.

A vítima dirigiu-se para a Delegacia de Furtos e Roubos, no antigo prédio da delegacia do Marco, na avenida Almirante Barroso com a travessa Perebebuí, onde registrou uma ocorrência policial.

Logo após a comunicação do fato, policiais militares que estavam em ronda na área onde houve o assalto passaram a procurar o Palio roubado. As buscas tiveram êxito graças a dois policiais que estavam de motocicleta fazendo policiamento da Terra Firme.

'Minutos após sermos comunicados do fato, avistamos esse pálio com as mesmas características dobrando a esquina das ruas São Domingos e São Pedro. Fomos atrás e, ao nos avistar, ele acelerou bruscamente, o que levantou mais ainda nossas suspeitas', narrou o soldado PM M. Meireles, que juntamente com o Cabo PM Mendes, ambos do Grupamento de Moto e Patrulhamento do Comando de Policiamento da Capital (GMP do CPC), conseguiram deter o veículo roubado na travessa São Pedro, esquina com a rua 29 de dezembro.

'Durante revista pessoal não encontramos nada. Mas dentro do carro encontramos um revólver calibre 38, com três munições intactas. Certamente o mesmo usado no roubo do veículo', diz o soldado.

Cleiber foi apresentado ao delegado Elizeu Brasil, que assumia o plantão na Divisão de Repressão ao crime Organizado (DRCO), onde funciona a Delegacia de Furtos de Veículos (DFV). O acusado foi autuado pelo crime de roubo qualificado. Segundo a polícia, esta é a terceira vez em que Cleiber é autuado por roubo de carros.”

*Matéria extraída do jornal Amazônia Hoje, publicada no caderno Polícia do dia 10 de janeiro de 2007.

Email: comando_metropolitano@yahoo.com.br / cpc@pm.gov.br