19.4.07

BEBÊ É PRESENTEADO POR POLICIAIS MILITARES QUE AUXILIARAM NO PARTO

O pequeno Júlio César Monteiro Pacheco, de apenas três dias de vida, recebeu ontem a visita dos dois policiais militares que ajudaram no parto de sua mãe, a dona-de-casa Rosane do Socorro Souza Monteiro, de 22 anos. A criança nasceu na manhã do último dia 16, na avenida Júlio César, dentro do carro que transportava seus pais para o Hospital da Ordem Terceira, no Comércio, onde ele deveria ter nascido. Ontem, Júlio ganhou fraldas e outros utensílios de higiene doados pelos cabos Holanda e Brito.
Na manhã da última segunda-feira, José Cláudio Holanda da Silva e Hélio Brito dos Santos, ambos cabos da Polícia Militar ligados à 11ª Zpol, trafegavam na viatura 1726 em ronda pela avenida Pedro Álvares Cabral, quando viram um homem aflito saindo de um veículo estacionado às proximidades da Djalma Dutra. Imaginando uma possível ocorrência policial, a guarnição abordou o veículo, e se deparou com Rosane em avançado trabalho de parto. O pai, o soldador Jonathan Braga Pacheco, de 33 anos, desesperava-se ao ver que não teria tempo de chegar com a mulher ao Hospital da Ordem Terceira, antes do parto.
'Imediatamente, ligamos a sirene e o giroflex da viatura para pedir passagem para o veículo que dava carona ao casal', relembra o cabo Holanda. 'Com aquele trânsito, eles levariam cerca de 25 minutos para chegar mas, graças ao nosso apoio, conseguiram chegar ao hospital em sete minutos'.
Mesmo assim, o bebê acabou nascendo nas mãos do pai, quando o veículo ainda estava na avenida Júlio César. 'Foi muito rápido. A bolsa estourou perto do aeroporto e ele já foi nascendo', conta a mãe, enquanto amamentava o pequeno Júlio César, batizado com esse nome por causa da avenida onde nasceu.
'Quando eu vi o meu filho chorando no meu colo, também comecei a chorar. Eu não sabia o que fazer com ele. Graças a Deus que os policiais nos acalmaram. Na chegada, eles também nos ajudaram carregando a Rosane', contou Jonathan.
No dia seguinte ao parto, os policiais visitaram a família, numa casa na rua da Yamada, esquina com a rua João Engelhard, no Benguí, e souberam que o bebê estava sem fraldas porque seus pais passam por dificuldades financeiras. Os PMs então compraram seis pacotes de fraldas, mamadeira, cotonetes, lenços umidecidos, entre outros materiais de higiene infantil que foram doados na manhã de ontem, em nova visita.
'Em meus 20 anos como policial nunca havia participado de uma situação tão emocionante. Além de proteger a sociedade, é também nosso dever assisti-la no que estiver ao nosso alcance e foi o que fizemos', falou o cabo Holanda. 'Esse bebê entrou para a nossa história. Fizemos isso não só pela obrigação mas também como um ato de amor, de proteção à vida. Naquela hora, só pensávamos em garantir que a mãe e o bebê chegassem logo para receber atendimento médico', comentou Brito. 'Tomara que mais pessoas venham a ajudar essa família que tanto precisa', disse ele.
Jonathan e Rosane vivem juntos há 8 anos e, além de Júlio César, têm outros dois filhos de 3 e 4 anos de idade. Apenas Jonathan trabalha, mas atualmente não tem emprego fixo. 'No momento, estamos vivendo dos 'bicos' que eu consigo. Não é fácil garantir a alimentação das crianças', admite o soldador.
Serviço:
Quem tiver interesse em ajudar a família de Júlio César, doando cestas básicas, fraldas e roupinhas de recém-nascido, deve entrar em contato pelos telefones 9905-1400 ou 3278-9819. Ambos são da residência dos avós paternos do bebê.

Fonte: Amazônia Hoje