26.12.06

Motoqueiro preso com revólver

Policiais do Grupamento de Moto-Patrulhamento do Comando de Policiamento da Capital (CPC) detiveram na tarde de ontem Anderson Luís Araújo Monteiro, de 25 anos. Segundo a polícia, ele dirigia uma motocicleta próximo ao canal da Vileta, no bairro do Marco, e se encontrava em atitude suspeita.

Com ele, os cabos Pantoja e Lamberto e o soldado Meirelles encontraram um revólver Taurus de calibre 38, mas Anderson estava sem licença para o porte da arma.

Na Seccional de São Brás, para onde foi encaminhado, Anderson revelou ter cometido um homicídio em 2002 durante o que ele afirma ter sido uma briga de bar. Ele alegou que a arma era utilizada para defesa pessoal, pois já havia sido assaltado duas vezes.

Por conta do trabalho como feirante na Feira da Terra Firme, afirma Anderson, andava constantemente com dinheiro, mas não podia adquirir uma arma legalmente por causa do crime que havia cometido.

Anderson foi abordado pelos policiais da passagem da Hortinha, por volta das 15 horas de ontem. À polícia, ele afirmou ser estudante da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Acácio Fenício Sobral, localizada no bairro de Canudos. Também nega envolvimento com assaltos e outros crimes e reitera que a arma era utilizada para defesa pessoal. No entanto, o revólver continha cinco projéteis não deflagrados, dois deles de ponta oca, o que confere maior impacto à munição. O inquérito instaurado sobre o caso será presidido pela delegada Dolores. Anderson será autuado por porte ilegal de arma e ficará à disposição da Justiça.


*Matéria extraída do Jornal Amazônia Hoje do dia 23 de dezembro de 2006, do caderno Polícia.

Email: comando_metropolitano@yahoo.com.br / cpc@pm.pa.gov.br

6.12.06

Operação prende 11 no Guamá


D
urante operação para coibir a bandidagem, militares da 10ª Zona de Policiamento detiveram, ontem, 11 adultos e adolescentes e os encaminharam à Seccional do Guamá. Entre os detidos existem aqueles que já têm passagem pela polícia e respondem processo na Justiça, segundo o delegado Miguel Cunha, diretor daquela unidade.

A ação foi batizada de 'Visibilidade dinâmica', informou o tenente Negrão, que comandou os policiais militares. O delegado Miguel contou que, na sexta-feira passada, à noite, reuniu-se com moradores do Guamá.

Eles indicaram os locais com maior incidência de furtos e roubos, entre os quais as ruas Caraparu e Napoleão Laureano e suas transversais, e o horário em que os bandidos agem com mais intensidade - entre 12 e 15 horas. Devido às chuvas neste período do ano, os assaltantes também saem para as ruas para atacar suas vítimas. Naquele horário, muitos trabalhadores estão retornando para suas casas para almoçar e, depois, voltar ao serviço. O delegado lembrou que essa é uma época em que muitos trabalhadores também estão colocando no bolso seu 13º salário. 'Por isso, eles (os assaltantes) ficam agitados para praticar assaltos', completou.

A partir dos relatos feitos pelos moradores naquela reunião, o delegado reuniu-se com a equipe da 11ª Zpol, cuja base é na Seccional do Guamá, para definir a operação de ontem, que, segundo Miguel Cunha, deverá se estender até o Natal. Ainda de acordo com o delegado, as pessoas detidas pela PM são acusadas de assalto e, também, de cobrar pedágio para que os moradores possam andar em certas ruas do bairro. O tenente Negrão disse que os acusados cobram pedágios, que variam de R$ 1 a R$ 2, de cobradores de ônibus. Se não pagarem esse dinheiro, os ônibus em que trabalham serão assaltados, ameaçam os bandidos, ainda de acordo com o oficial da PM.

Entre os mais perigosos, e que foram detidos ontem, Miguel Cunha citou Vanderlei dos Santos Monteiro, o 'Bocão', de 22 anos. Ele acrescentou que o rapaz é acusado de assalto e de um latrocínio (roubo seguido de morte) praticado em 2004.

As mesmas acusações pairam contra Áquila da Silva Farias, de 23, que responde processo na Justiça e atualmente encontra-se em liberdade provisória. Miguel Cunha também apontou como perigoso, sobretudo quando está portando uma arma de fogo, um adolescente de 16 anos. Os militares da 11ª Zpol detiveram, ainda, Miguel Lima Raiol, de 27. Ele é acusado de tentar impedir o trabalho dos policiais, na hora em que estes faziam a abordagem dos dez suspeitos.

Também foram conduzidos à Seccional do Guamá Pedro Paulo Pereira da Silva, o 'Branco', de 18; Marcelo Jesus da Silva e Jefferson Borges Ferreira, ambos de 23, e cinco adolescentes. O delegado Miguel Cunha disse que ia analisar a situação de cada um dos detidos perante a Justiça, para definir o enquadramento a ser feito contra eles. Cunha ventilou a possibilidade de autuar os adultos, em flagrante, por formação de quadrilha e corrupção de menores.


*Matéria extraída do jornal Amazônia Hoje, publicada no dia 05 de dezembro de 2006, do caderno Polícia.


Email
: comando_metropolitano@yahoo.com.br / cpc@pm.pa.gov.br